Notícias
05.09.2016
Araçoiaba da Serra - Eleições 2016
Apenas um candidato a prefeito responde às questões do Sindicato
 

No decorrer do mês de agosto, o presidente do SSPMAS, Amarildo Antônio Ferreira Duarte, enviou ofícios a todos os candidatos a prefeito de Araçoiaba da Serra, com uma série de perguntas relativas aos interesses do funcionalismo público municipal. O prazo para a resposta encerrou-se no dia 31 de agosto.

Dos seis candidatos à prefeito, apenas um respondeu aos questionamentos do sindicato: o advogado José Carlos de Quevedo Junior.

Receberam as perguntas os candidatos:

- Aldemir Lopes de Mesquita Franklin (da coligação PP / PTB / PSL / PHS / PMB / PRP / PT do B);

- Alexsandro Delfino - Alecão (da coligação PSDB / DEM);

Cristiano Gasperine (da coligação (PSB / PEN / PR / PSDC / PTC);

- Dirlei Salas Ortega (da coligação PRB / PV);

- José Carlos de Quevedo Junior - Dr. Quevedo (da coligação PSD / PTN / SD); e,

- Mara Lúcia Ferreira de Melo - Mara Melo (da coligação PDT / PT / PRTB / PROS).

Os ofícios foram devidamente protocolados e as cópias se encontram na sede do SSPMAS.

 

Veja aqui as respostas do candidato Dr. Quevedo:

José Carlos de Quevedo Júnior, candidato à prefeito pela Coligação "Araçoiaba quer o novo", vem através do presente, em resposta ao oficio datado do dia 22/08/2016, apresentar as respostas às perguntas endereçadas, as quais estão abaixo relacionadas.

 

1) O Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores Públicos Municipais já está aprovado, mas falta o Estatuto do Servidor para dar continuidade. Dará apoio a esse projeto de implantação? Quando? E como fará isso?

Resposta: A bem da verdade, a legislação aprovada pela Câmara Municipal no ano de 2015 é aquela que trata do Estatuto dos Servidores Municipais (Lei Complementar 245/2015), e não o Plano de Cargos e Salários como mencionado na pergunta, cuja legislação sequer entrou em votação no plenário da Colenda Casa de Lei em respeito à legislação eleitoral. Entendemos a pertinência da legislação em comento, e trabalharemos para sua efetiva implantação.

2)Tem sido objeto de constantes reivindicações a melhorias das condições de Trabalho do Servidor Público, como: licença prêmio, horário de trabalho especial para estudante, adicionais de horas extras diferenciadas, etc. Se eleito pretende introduzir algum benefício em favor aos Servidores? Quais?

Resposta: Devemos harmonizar os interesses . dos servidores municipais com as reais condições financeiras da administração municipal, devemos avançar no que se refere à valorização dos servidores municipais, propiciando melhores condições de trabalho e vencimentos condizentes com a função exercida.

3) Para próxima data base (Janeiro 2017) será previsto o reajuste com igualdades a todos. O Sindicato dos Servidores terá participação desse projeto? A partir de quando?

Resposta: Em nossa gestão, o Sindicato dos Servidores Municipais participara ativamente de todas as tratativas relacionados ao funcionalismo municipal, posto a sua reconhecida legitimidade. Quanto à próxima data-base (2017) concederemos o mesmo percentual de reajuste para todos os servidores, independente da função desempenhada.

4)As últimas Administrações tem dado grande preferência em terceirizar Serviços Públicos, evitando a realização de Concursos e a Contratação de Servidores efetivos. Pretende alterar esse quadro? Como?

Resposta: Sim, com a restruturação do serviço público, deixando apenas para situações de reais necessidades (demanda de pessoal e orçamento) a terceirização.

5)Se eleito, dará apoio e incentivo aos funcionários a participar da CIPA e do Sindicato? Como fará isso?

Resposta: O funcionamento da CIPA está prevista na Norma Regulamentadora ng 5, a qual, apesar de não prever expressamente a participação de entidade sindical, entendemos pertinente a permanência e supervisão do Sindicato nas atividades relacionadas ao seu funcionamento.

6)Dará apoio à implantação, manutenção e continuidade ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)? Como?

Resposta: Todos os programas mencionados são de observância obrigatória pelo empregador (Prefeitura Municipal), e assim sendo, implantaremos todos nos limites e imposições previstas em lei.

7)Para implantação, manutenção e continuidade aos programas citados na questão anterior, será necessário à contratação de um Médico do Trabalho e um Engenheiro do Trabalho. Quando fará essa contratação e de que maneira?

Resposta: Como é de conhecimento desse Sindicato, toda a contratação de servidor municipal se dá mediante concurso público de provas e títulos, sendo necessário ainda observar outras formalidades legais (existência de cargo, vacância, etc). Em decorrência de tais fatos, não é prudente fixar prazo para sua contratação, mas com toda certeza, não mediremos esforços pára sua efetiva implantação, posto que conforme anteriormente mencionado, sua observância é obrigatória.

 
Veja o teor do ofício enviado aos candidatos:

Araçoiaba da Serra/SP.  22 de Agosto de 2016.

 

Ilmo (a) Sr (a).

 

DD. Candidato a Prefeito Municipal de Araçoiaba da Serra.

NESTA.

 

Prezado (a) Senhor (a):

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra e Região, na qualidade de representante legal dos Servidores Públicos de Araçoiaba da Serra e Região, neste ato, por seu Presidente, que ao final subscreve, na qualidade de legítimo representante dos Servidores Públicos Municipais dessa cidade, vem mui respeitosamente, por meio deste, expor e requerer o quanto segue:

 

Esta Entidade Sindical, a fim de levar ao conhecimento de toda a categoria de Servidores Públicos Municipais de Araçoiaba da Serra, as propostas dos Candidatos a Prefeito, voltadas para os referidos Servidores Públicos e de interesse da comunidade em geral, encaminha, nesta oportunidade, a cada um dos candidatos, inclusive a Vossa Senhoria, 07 (sete) perguntas, iguais para todos, que deverão ser respondidas e encaminhadas a Sede do Sindicato até o dia 31/08/2016, as quais serão recebidas e publicadas no site da Entidade.

 

Caso Vossa Senhoria não deseje responder – lá deverá encaminhar documentos neste prazo manifestando. Todas as respostas juntas deverão ter no máximo 2.500 (Dois Mil e Quinhentos) caracteres com espaço e deverão expressar, fielmente, suas opiniões e propostas. Cada candidato deve enviar uma foto para divulgação.

 

O Sindicato se reserva o direito de publicar e noticiar o encaminhamento das questões a todos os candidatos, bem como, a ausência de respostas, ou o interesse em debater as questões, em relação àqueles que assim o desejar.

                           

Em anexo as Perguntas.

 

  

Atenciosamente;

 

 

______________________________

Amarildo Antonio Ferreira Duarte

(Presidente)

 

 

 

Questões  ser respondida (Interesse da Categoria).

 

  

01-   O Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores Públicos Municipais já está aprovado, mas falta o Estatuto do Servidor para dar continuidade. Dará apoio a esse projeto de implantação? Quando? E como fará isso?

 

02-  Tem sido objeto de constantes reivindicações a melhorias das condições de Trabalho do Servidor Público, como: licença prêmio, horário de trabalho especial para estudante, adicionais de horas extras diferenciadas, etc. Se eleito pretende introduzir algum benefício em favor aos Servidores? Quais?

  

03-  Para próxima data base (Janeiro 2017) será previsto o reajuste com igualdades a todos. O Sindicato dos Servidores terá participação desse projeto? A partir de quando?

 

04-  As últimas Administrações tem dado grande preferência em terceirizar Serviços Públicos, evitando a realização de Concursos e a Contratação de Servidores efetivos. Pretende alterar esse quadro? Como?

 

05-  Se eleito, dará apoio e incentivo aos funcionários a participar da CIPA e do Sindicato? Como fará isso?

 

06-  Dará apoio à implantação, manutenção e continuidade ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e o  PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)? Como?

  

07-  Para implantação, manutenção e continuidade aos programas citados na questão anterior, será necessário à contratação de um Médico do Trabalho e um Engenheiro do Trabalho. Quando fará essa contratação e de que maneira?